ENVOLVENTE
Concelho de Loulé
A sua diversidade territorial, aliada à sua localização geográfica têm sido fator de atração de atividades económicas, nomeadamente ligadas aos serviços do turismo.
Áreas Naturais
O Algarve e em especial o concelho de Loulé é um destino excelente para a prática de Turismo de Natureza. Dispondo de um riquíssimo património natural, possuindo cerca de 51,3% da sua superfície classificada como área protegida, composta por uma grande diversidade de habitats ricos em fauna e flora, património geológico entre outros recursos naturais.
Desde a serra ao litoral, são várias as paisagens e áreas protegidas no concelho, destacando-se as Áreas Protegidas de Âmbito Local, como a Paisagem Protegida Local da Rocha da Pena situada nas freguesias de Salir e Benafim e a Paisagem Protegida Local da Fonte Benénola na freguesia de Querença. O Parque Natural da Ria Formosa é a maior e mais importante zona húmida do Algarve, situando-se entre o Ancão no concelho de Loulé e a Manta Rota (concelho de Vila Real de Santo António) ocupando uma área total de 18 400 ha dos quais 893 pertencem ao concelho de Loulé, apresentando uma elevada variedade de habitats aquáticos e terrestres.
A Rede natura 2000 é uma rede ecológica europeia constituída por Zonas de Proteção Especial e por Zonas Especiais de Conservação, visando a conservação de aves e dos seus habitats naturais, fauna e flora. No concelho de Loulé estas zonas estão localizadas no Barrocal, Caldeirão, Ribeira do Vascão, Ribeira de Quarteira e Ria Formosa.
Património Cultural
A presença do homem no concelho remonta ao Paleolítico antigo, no entanto até finais do Neolítico não se constata uma completa ocupação do território, sendo provável que a formação e desenvolvimento do povoamento na área da atual cidade de Loulé, se tenha verificado durante este último período, através das comunidades que utilizavam habitats precários, próprios de agricultores e pastores itinerantes, as quais se encontram associadas à ocupação de inúmeras cavidades subterrâneas nas proximidades da cidade.
Por todo o concelho há ainda vestígios dos romanos, que deram um impulso às atividades económicas desenvolvendo a indústria conserveira, agricultura e exploração mineira do cobre e ferro. Com a chegada dos Muçulmanos marcada por grande instabilidade politica e militar no mundo islâmico, assistiu-se a um movimento generalizado de construções militares, de que é exemplo o Castelo de Loulé.
Assim, todo o concelho de Loulé tem valioso património histórico e cultural para ser admirado, desde igrejas que remontam à 2ª metade do século XIII, a museus e pólos museológicos, a conventos do século XVII ou mesmo monumentos megalíticos devido à presença de outros povos na região.
Praias
Golfe
Devido aos excelentes campos de golfe, reconhecidos a nível internacional, realizam-se nos campos de Vilamoura, Vila Sol, Quinta do Lago, Vale do Lobo e São Lourenço diversos campeonatos de Golfe, entre eles o Portugal Masters, o Algarve Open, a Prova do Circuito Europeu da PGA, Skins Golfe, entre outros.
No concelho de Loulé existem 13 excelentes campos de golfe, sendo considerados os melhores quer pelo seu traçado, quer pelo enquadramento paisagístico. Aliando estas potencialidades ao excelente clima da região, são considerados os melhores campos da região do Algarve, razão pela qual os melhores golfistas de todo o mundo os visitam durante todo o ano.
Restauração e Gastronomia
O concelho tem para oferecer uma cozinha rica e variada, consequência do clima e da sua situação geográfica privilegiada. A cozinha da região é baseada nos produtos hortícolas locais, nas plantas silvestres, nas ervas aromáticas junto às ribeiras, na carne proveniente dos pastos serrenhos e no peixe fresco da costa, na utilização do azeite, tanto para temperar como para cozinhar, transformando as variadas receitas em autênticas iguarias.
Nos pomares crescem em abundância as amendoeiras, as figueiras e as alfarrobeiras que fornecem os ingredientes principais à doçaria e confeitaria da região. Á agricultura do interior, assente em práticas herdadas através dos tempos pelos antepassados, junta-se também, a produção da aguardente destilada de medronho, muito apreciada na região.